1. Adicione apenas os elementos necessários que agregam valor ao seu site
Quando você está projetando seu site, é fácil ser pego adicionando muitos elementos às suas páginas. Você quer que seu site seja visualmente atraente, então você adiciona elementos continuamente para adicionar outra dimensão de interesse visual à sua página. Isso pode levar seu site a ficar confuso ou sobrecarregado.
A outra questão é que, se determinados elementos não tiverem um propósito em seu site, isso pode deixar seu público confuso. Cada elemento em seu site deve ter um propósito. Imagine colocar um botão de call to action (CTA) que não leva a uma nova página.
As pessoas tentariam constantemente clicar no botão, e isso as deixaria confusas sobre o motivo de não levá-las a algum lugar. Ou pense no que aconteceria se um design de site HVAC solicitasse aos usuários que “Ligue agora” em uma postagem de blog no topo do funil. As pessoas provavelmente não clicariam.
Esse CTA também seria agressivo e impactaria a impressão do leitor sobre a empresa. Cada elemento em sua página precisa de um propósito. Não coloque algo em seu site apenas porque isso aumenta a estética da sua página.
Crie elementos que sejam funcionais e melhorem a experiência do usuário em seu site.
Exemplo: o design do site da Zillow é um excelente exemplo de incluir apenas elementos que agregam valor ao seu site. Com seu site, eles o mantêm simplista e fácil de navegar com cabeçalhos limpos.
2. Projete primeiro para o usuário
Quando você está projetando sites bonitos, você quer se concentrar em projetar para o usuário. Seu público se envolverá em seu site e aprenderá mais sobre sua empresa. É importante que você construa um site que funcione para eles.
Ao construir o design incrível do seu site, pense em como criar um design que ofereça a melhor experiência ao seu público. Observe elementos como seu formato de design, navegação e elementos visuais. Quando você projeta para o usuário primeiro, você cria uma experiência melhor para eles em seu site.
Eles se envolverão em seu site por mais tempo, o que ajudará você a obter leads mais valiosos para sua empresa.
Exemplo: Novamente, nos voltamos para o site da Zillow como um excelente exemplo de bom design. O site da Zillow é um forte exemplo de site amigável. É muito simplista, mas se concentra em ajudar as pessoas a chegar ao que mais precisam.
Por exemplo, a página inicial da Zillow tem três seções diferentes para comprar, vender e alugar uma casa. Isso torna rápido e eficiente para os usuários obterem diretamente as informações de que precisam. Eles não precisam procurar ao redor para encontrar o tipo de casa que estão procurando.
3. Escolha cores que se alinhem à sua marca
Sites bonitos têm cores que se alinham com a marca do negócio. Ao projetar seu site, você quer garantir que escolheu as cores certas. Suas escolhas de cores afetam a forma como as pessoas percebem sua marca.
Cores diferentes têm significados diferentes. É importante que você entenda o que as diferentes cores significam e como elas impactam a percepção do seu público sobre o seu negócio. Se você já tem cores para sua marca, integre-as ao seu site.
Para consistência da marca, certifique-se de usar as mesmas cores principais em todos os seus materiais de marketing. Ao escolher as cores para o seu belo site, você deve usar de três a quatro cores. Você terá uma cor principal, uma a duas cores de destaque e uma cor de fonte.
Com cada página que você cria, você vai querer usar essas cores de forma consistente no mesmo lugar. Você vai querer usar cores consistentemente no mesmo lugar. Seus botões de CTA devem ter as mesmas cores e os títulos devem ter as mesmas cores.
Crie consistência com todas as suas páginas para proporcionar uma experiência positiva ao seu público.
Exemplo: Dunkin’ é um excelente exemplo de utilização do mesmo esquema de cores em seu site. Dunkin tem um esquema de cores rosa e laranja distinto que eles usam para sua marca. Eles carregam esse esquema de cores em seu site.
Esta empresa é muito boa em construir consistência de marca em todos os seus meios. Quando as pessoas veem o rosa e o laranja distintos, elas sabem que negócio estão vendo. Este é um excelente exemplo de como você deseja manter suas cores consistentes e representativas de sua marca.