Existem algumas maneiras diferentes de medir a atribuição de marketing. Você pode usar uma ferramenta ou plataforma de análise, como o Google Analytics , para visualizar as origens de seu tráfego da Web, leads e conversões. Vejamos a imagem abaixo como exemplo.
Nesta imagem, você pode ver que a maior parte do tráfego do site vem da pesquisa orgânica . Com essas descobertas, você pode se concentrar mais em otimizar sua estratégia de otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para aumentar significativamente seu tráfego na web.
Com o Google Analytics , você também pode analisar dados essenciais sobre os visitantes do seu site, como quais páginas eles visitam e quanto tempo permanecem em seu site. Você pode usar esses insights para melhorar suas estratégias de marketing digital e gerar melhores resultados para sua empresa de tradução de textos ou de outro ramo.
Além disso, você também pode usar modelos de atribuição de marketing para ver quais de suas campanhas foram as mais eficazes para impulsionar as vendas e a receita. Discutiremos modelos com mais detalhes na próxima seção.
O que é um modelo de atribuição de marketing?
Um modelo de atribuição de marketing determina como o crédito por vendas e conversões é atribuído a pontos de contato específicos na jornada de um cliente .
Um ponto de contato refere-se às interações do cliente em sua jornada para comprar seus produtos ou serviços. Por exemplo, um ponto de contato pode ser um e-mail , formulário de contato ou telefonema .
Tipos de modelos de atribuição de marketing
Existem vários tipos de modelos de atribuição de marketing para ajudá-lo a acompanhar o sucesso de suas estratégias de marketing para expandir seus negócios, incluindo:
- Primeira interação
- Última interação
- Linear
- Decaimento do tempo
Primeira interação
Em um modelo de atribuição de primeira interação, todo o crédito da conversão iria para o primeiro ponto de contato. Portanto, se um cliente descobrisse sua página de mídia social, visualizasse seu conteúdo e fizesse uma compra, sua página de mídia social receberia o crédito pela conversão.
Um modelo de primeira interação é útil se você quiser saber como os clientes descobriram sua empresa.
Última interação
Em um modelo de atribuição de última interação, todo o crédito da conversão iria para o último ponto de contato na jornada do cliente . Por exemplo, se um cliente encontrasse uma de suas postagens de blog em um mecanismo de pesquisa, navegasse em sua página de mídia social e decidisse preencher seu formulário de contato, o crédito pela conversão iria para a mídia social.
Quer analisar quais calls to action (CTAs) e campanhas são mais eficazes para incentivar os usuários a entrar em contato com sua empresa ou fazer uma compra? Então um modelo de última interação pode ser uma boa opção para você.
Linear
Com um modelo de atribuição linear, cada ponto de contato na jornada do cliente recebe crédito igual pela conversão. Portanto, se um usuário descobrir sua empresa nas mídias sociais, ler uma de suas postagens de blog e depois decidir ler suas avaliações antes de comprar um produto, cada ponto de contato receberá crédito pela conversão.
Um modelo de atribuição linear ajuda a visualizar toda a jornada de seu cliente, desde o reconhecimento até a compra.
Decaimento do tempo
Em um modelo de atribuição de redução de tempo, o crédito pelas conversões é dado a cada ponto de contato, mas não igualmente. Por exemplo, o último ponto de contato receberia uma porcentagem maior do crédito do que o primeiro ponto de contato, pois está mais próximo da conversão. Se você deseja analisar as etapas que os usuários realizam antes de se tornarem clientes, um modelo de redução de tempo pode ser perfeito para o seu negócio.