Parâmetros UTM são tags que você adiciona a um URL para filtrar e identificar o tráfego da web em um nível muito granular.
Sempre que um usuário clica nesse URL, as tags são enviadas automaticamente de volta ao perfil do Google Analytics do seu site. Esses parâmetros permitem rastrear o comportamento do usuário, o desempenho da campanha e as referências de tráfego de maneira muito mais específica do que você conseguiria de outra forma. Como um exemplo básico, digamos que você está compartilhando uma postagem de blog em seus perfis de mídia social e deseja ver exatamente quantos usuários cada postagem social é responsável por indicar.
Usando tags UTM, você criaria um link exclusivo para cada postagem social.
Quando um usuário clica nesse link exclusivo, esses parâmetros são enviados de volta ao seu perfil GA e você pode rastrear o número exato de usuários que acabaram em sua postagem no blog por causa dessa postagem social específica. Caso contrário, esses usuários provavelmente seriam agrupados em um segmento de referência de “tráfego social” genérico e inútil, sem nenhuma outra informação de identificação para seu site de venda de chácara em Vinhedo.
Se você está aqui porque deseja aprender como utilizar corretamente os parâmetros UTM em sua próxima campanha ou porque está fazendo o exame do Google Analytics e pesquisou no Google “o que são os parâmetros UTM do exame do Google Analytics”, podemos ajudar. Os URLs marcados com UTM são, sem dúvida, uma das maneiras mais fáceis e poderosas de manipular seus dados de tráfego ao máximo, sem aumentar o custo para você ou seu departamento de marketing.
Quais são os tipos de parâmetros UTM?
Se você está procurando uma lista de parâmetros UTM de referência rápida, está com sorte:
- utm_source
- utm_medium
- utm_campaign
- utm_term
- utm_content
Como você pode ver, existem cinco parâmetros diferentes que você pode usar ao criar uma URL marcada com UTM.
Desses 5, 3 são necessários:
- utm_source
- utm_medium
- utm_campaign
Vamos dar uma olhada em como você pode usar cada um desses parâmetros:
utm_source
O parâmetro utm_source normalmente é usado para marcar e identificar a origem do tráfego do usuário. Existem algumas maneiras diferentes de interpretar isso, mas o Google recomenda usar o parâmetro source para descrever o referenciador do seu tráfego (“twitter”, “newsletter” etc.). Se você estiver criando um link UTM para uma postagem no Facebook, o parâmetro pode ter esta aparência:
utm_source=facebook
utm_medium
O parâmetro utm_medium é usado para marcar e identificar o meio pelo qual seu link foi acessado, como e-mail, social, CPC e assim por diante.
Anexado ao seu URL, o parâmetro ficaria assim para um link que você está usando para rastrear o tráfego social:
utm_medium=social
utm_campaign
O parâmetro utm_campaign identifica a campanha específica da qual sua URL com tag UTM faz parte. Talvez seja um anúncio de lançamento de um novo produto, talvez seja uma campanha de criação de links ou talvez seja uma promoção de vendas. O parâmetro fica assim:
utm_campaign=2019-venda
utm_term
O parâmetro utm_term é usado principalmente no contexto de uma campanha PPC.
Você pode usá-lo para marcar e identificar o desempenho do anúncio/funil por palavra-chave. Vale a pena observar que, especificamente para o Google Ads, você pode ignorar o uso do parâmetro utm_term se tiver sua conta conectada ao Google Analytics com o recurso de codificação automática ativado. Caso contrário, se você estiver executando uma campanha de PPC segmentando a palavra-chave “botas de caminhada”, um exemplo desse parâmetro em ação seria:
utm_term=botas de caminhada
utm_content
O parâmetro utm_content é mais útil para realizar testes A/B em Calls To Action (CTAs), botões, imagens ou textos que direcionam o usuário a realizar uma ação de alguma forma (“fale conosco”, “clique aqui para comprar” e em breve).
Cada CTA que você está usando deve ter um valor utm_content diferente para que você possa ver qual tem o melhor desempenho. O parâmetro pode ter esta aparência em uso:
utm_content=header-image-cta