Os fluxos de usuários devem se concentrar na retenção, não na receita

Os fluxos de usuários devem se concentrar na retenção, não na receita

Uma lição importante (UX) que descobrimos no início foi que precisávamos nos concentrar em manter nossos clientes em vez de gerar receita. A experiência do usuário é vital porque tem um impacto direto na reputação . Foi assim que aprendemos esta lição.

O fluxo de usuários da nossa página de destino inicial foi o seguinte:

  1. Quando você vê nossa página de destino pela primeira vez e clica no botão de inscrição, mostramos uma página de “planos de assinatura e preços”.
  • A partir daí, você deverá escolher o plano “Gratuito” ou um de nossos planos pagos.
  • Depois de escolher o plano certo para você, você poderá se inscrever fornecendo seus detalhes (por exemplo, seu nome, endereço de e-mail e assim por diante).

Com esse fluxo de usuários, é alto o índice de pessoas que escolhem um dos planos pagos ao se cadastrarem, o que nos permite gerar receita desde o início. No entanto, descobrimos rapidamente que os usuários que optaram por pagar pelo produto antes de ter a chance de usá-lo aumentaram nossa taxa de rotatividade . Por quê isso aconteceu?

Descobrimos que as pessoas pagariam, mas nem começariam a usar o Buffer e, eventualmente, cancelariam sua assinatura. Por isso, mudamos nosso fluxo de cadastro de usuários e nossa filosofia de aquisição de usuários. Decidimos dizer a nós mesmos: “Vamos fazer com que a pessoa comece a usar o produto primeiro para que ela possa experimentar em primeira mão o valor do nosso produto, o que esperamos incentivá-la a atualizar para um dos planos de assinatura pagos”. Isso funcionou muito melhor para nós.

Como resultado desse redesenho do fluxo de usuários, duas coisas importantes aconteceram:

  1. Mais pessoas se inscreveram porque não diluimos o funil com uma página de preços como intersticial.
  • Mais pessoas atualizaram ao longo do tempo porque começaram a realmente usar o produto, encontrar valor nele e permanecer conosco.

Desde então, fizemos muitas outras alterações no produto que oferecem mais recursos gratuitos, e nossos principais recursos do produto ainda são gratuitos. Somente depois de termos certeza de que você realmente viu muito valor ao usar o Buffer é que o incentivamos a atualizar para um plano pago. Fazer fluxos de usuários com foco na retenção de usuários foi uma descoberta importante para nós.

O login social é melhor do que o login por e-mail

Após dezenas de testes A/B com falha para melhorar as taxas de conversão de nossa página de destino, tivemos a ideia de habilitar o login social (ou seja, inscrever-se em uma conta Buffer e fazer login usando sua conta do Twitter, Facebook ou LinkedIn ). Afinal, o Buffer é para postar no Twitter, Facebook e LinkedIn, então parecia lógico que nossos usuários em potencial pudessem se inscrever de maneira rápida e conveniente usando uma de suas contas existentes. Para fins comparativos.

Nossa mudança do login de e-mail para o login social é um dos nossos maiores hacks de crescimento, permitindo-nos aumentar o número de -up em 50%.

E na época dessa mudança de login, passamos de 500 inscrições diárias para 800 inscrições diárias praticamente da noite para o dia.

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