Uma lição importante (UX) que descobrimos no início foi que precisávamos nos concentrar em manter nossos clientes em vez de gerar receita. A experiência do usuário é vital porque tem um impacto direto na reputação . Foi assim que aprendemos esta lição.
O fluxo de usuários da nossa página de destino inicial foi o seguinte:
- Quando você vê nossa página de destino pela primeira vez e clica no botão de inscrição, mostramos uma página de “planos de assinatura e preços”.
- A partir daí, você deverá escolher o plano “Gratuito” ou um de nossos planos pagos.
- Depois de escolher o plano certo para você, você poderá se inscrever fornecendo seus detalhes (por exemplo, seu nome, endereço de e-mail e assim por diante).
Com esse fluxo de usuários, é alto o índice de pessoas que escolhem um dos planos pagos ao se cadastrarem, o que nos permite gerar receita desde o início. No entanto, descobrimos rapidamente que os usuários que optaram por pagar pelo produto antes de ter a chance de usá-lo aumentaram nossa taxa de rotatividade . Por quê isso aconteceu?
Descobrimos que as pessoas pagariam, mas nem começariam a usar o Buffer e, eventualmente, cancelariam sua assinatura. Por isso, mudamos nosso fluxo de cadastro de usuários e nossa filosofia de aquisição de usuários. Decidimos dizer a nós mesmos: “Vamos fazer com que a pessoa comece a usar o produto primeiro para que ela possa experimentar em primeira mão o valor do nosso produto, o que esperamos incentivá-la a atualizar para um dos planos de assinatura pagos”. Isso funcionou muito melhor para nós.
Como resultado desse redesenho do fluxo de usuários, duas coisas importantes aconteceram:
- Mais pessoas se inscreveram porque não diluimos o funil com uma página de preços como intersticial.
- Mais pessoas atualizaram ao longo do tempo porque começaram a realmente usar o produto, encontrar valor nele e permanecer conosco.
Desde então, fizemos muitas outras alterações no produto que oferecem mais recursos gratuitos, e nossos principais recursos do produto ainda são gratuitos. Somente depois de termos certeza de que você realmente viu muito valor ao usar o Buffer é que o incentivamos a atualizar para um plano pago. Fazer fluxos de usuários com foco na retenção de usuários foi uma descoberta importante para nós.
O login social é melhor do que o login por e-mail
Após dezenas de testes A/B com falha para melhorar as taxas de conversão de nossa página de destino, tivemos a ideia de habilitar o login social (ou seja, inscrever-se em uma conta Buffer e fazer login usando sua conta do Twitter, Facebook ou LinkedIn ). Afinal, o Buffer é para postar no Twitter, Facebook e LinkedIn, então parecia lógico que nossos usuários em potencial pudessem se inscrever de maneira rápida e conveniente usando uma de suas contas existentes. Para fins comparativos.
Nossa mudança do login de e-mail para o login social é um dos nossos maiores hacks de crescimento, permitindo-nos aumentar o número de -up em 50%.
E na época dessa mudança de login, passamos de 500 inscrições diárias para 800 inscrições diárias praticamente da noite para o dia.