O ciclo de vida do produto, ou PLC, refere-se à jornada que um produto ou marca percorre desde sua criação até sua extinção. Começa no momento em que um produto é lançado e termina quando esse produto é finalmente retirado das prateleiras para sempre.
A razão pela qual é benéfico saber sobre o ciclo de vida do produto é porque, dependendo do estágio em que sua empresa está atualmente, você deve adotar uma abordagem diferente com seu marketing.
Você também quer fazer todo o possível para se manter nos estágios iniciais e evitar o declínio da sua empresa.
Fases do ciclo de vida do produto
Como muitas coisas, o PLC é um espectro. Dito isso, podemos dividi-lo em quatro etapas principais:
- Introdução
- Crescimento
- Maturidade
- Declínio
Veremos cada uma das etapas do PLC com mais detalhes abaixo, juntamente com exemplos de cada uma e como seu marketing deve se adaptar a elas!
1. Introdução
O primeiro dos estágios do PLC é o estágio de introdução, onde seu produto é introduzido pela primeira vez no mercado. A maioria das pessoas não saberá sobre seu produto neste estágio, então é uma luta conscientizar as pessoas sobre ele e convencê-las de seus benefícios.
Exemplo: o iPhone
Em 2007, Steve Jobs e a Apple lançaram o primeiro iPhone. No início, o produto foi recebido com ceticismo por muitas pessoas: quem precisa de uma tela sensível ao toque?
Para promover o produto, Jobs passou uma hora no palco falando sobre ele durante o anúncio inicial.
A Apple passou seis meses executando campanhas de marketing que divulgaram os benefícios deste novo dispositivo antes mesmo de ser lançado.
Como otimizar para o estágio de introdução
Nesta fase, você deseja concentrar a maior parte de seu marketing no reconhecimento da marca . Como você está apenas começando com seu negócio ou produto, a maioria das pessoas não conhece você, então é seu trabalho apresentá-los ao seu negócio e dizer-lhes o que você faz.
Anúncios de mídia social , anúncios de pesquisa paga e conteúdo introdutório do site são boas estratégias para empregar neste estágio.
2. Crescimento
O estágio de crescimento é onde sua empresa encontra o sucesso pela primeira vez. Nesse estágio, você está recebendo muita publicidade e está constantemente conquistando novos clientes e expandindo seu orçamento. De muitas maneiras, é como a “fase de lua de mel” do ciclo de vida do produto.
Exemplo: fritadeiras
A fritadeira foi inventada pela primeira vez em 2010, mas não foi até 2015 que explodiu em popularidade. Em seguida, passou os próximos cinco anos progredindo no estágio de crescimento.
Entre 2018 e 2020, as marcas de fritadeiras quase não precisavam executar seu próprio marketing devido à popularidade do produto nas mídias sociais: as pessoas estavam constantemente postando sobre o quanto amavam suas fritadeiras.
Como otimizar para crescer
Durante o estágio de crescimento, você deve continuar expandindo sua linha de produtos. Isso significa que você deve continuar seu marketing de reconhecimento de marca, mas também começar a mudar seu foco de “aqui está quem somos” para “aqui está o que torna nossos produtos tão bons”.
Como as pessoas pesquisarão muito seus produtos nessa fase, a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e a publicidade paga são duas das melhores estratégias a serem usadas para alcançar esses leads.
3. Maturidade
O mais lucrativo dos estágios do PLC é o estágio de maturidade. Nesta fase, seu negócio já está bem estabelecido no mercado e está gerando um fluxo constante de receita.
No entanto, os concorrentes agora estão surgindo a torto e a direito tentando vender o mesmo produto.
Exemplo: Netflix
A Netflix pode ter tido um começo humilde, mas em meados da década de 2010, tornou-se a maior plataforma de streaming do mundo.
Inúmeros filmes e programas de TV estavam disponíveis em vários pontos, de The Office a Indiana Jones. No entanto, apesar da Netflix se tornar um item básico das noites de cinema de sexta-feira em todo o mundo, seu sucesso também gerou um bando de concorrentes como Hulu e Disney Plus.
Como resultado, a Netflix teve que trabalhar duro para permanecer no jogo e continuar gerando alta receita.
Como otimizar para maturidade
Como o estágio de maturidade traz tantos novos concorrentes, uma de suas maiores prioridades deve ser convencer seu público de que sua marca é a melhor.
Anuncie todas as maneiras pelas quais você se destaca da concorrência, enquanto continua a destacar os benefícios que você oferece aos clientes. A melhor estratégia de marketing aqui é bem-arredondada, onde você usa tudo, desde SEO até mídia social e email marketing para anunciar online.
4. Recusar
O estágio final em nossa visão geral do ciclo de vida do produto é o declínio. Toda empresa quer evitar esse estágio, porque é onde a demanda por seus produtos diminui e você para de estocá-los. Na parte inferior deste estágio está a extinção, o que obviamente não é desejável.
Exemplo: Blockbuster
Já mencionamos a Blockbuster anteriormente neste post como a maior rede de aluguel de vídeos dos anos 90 e início dos anos 2000. Se você queria assistir a um filme que estava fora dos cinemas, Blockbuster era o lugar certo.
Mas com a ascensão das plataformas de streaming no final dos anos 2000, a Blockbuster começou a se debater.
Eventualmente, tornou-se tão superado que toda a rede fechou, exceto por uma loja que foi preservada apenas para fins nostálgicos.
Como otimizar para declínio
Apesar do declínio muitas vezes levar à extinção, isso não é uma garantia.
Uma empresa cujos produtos entrem nesse estágio ainda pode se recuperar se se comercializar corretamente. A melhor estratégia é descobrir uma maneira de renomear você e seus produtos, mudando com o tempo.
Para esta etapa, coisas como mídias sociais e publicidade paga são excelentes ferramentas. Você essencialmente quer se reintroduzir ao seu público, o que significa que pode ser útil usar métodos como os da fase de introdução.