A Web3, também chamada de Web Three ou Web 3.0, é essencialmente a terceira geração da Internet. Como ainda não foi lançado, o Web Three é uma visão de uma Internet nova e melhor que coloca mais poder e controle nas mãos do usuário, em vez de grandes empresas de tecnologia.

Para ter uma ideia melhor do que significa Web3, vamos dar uma olhada na história da Internet e dos principais recursos da Web 3.0 abaixo:

Resumo da história da Internet

Ao contrário da crença popular, a Internet não foi simplesmente inventada e existe desde então. A World Wide Web que conhecemos e amamos hoje é o produto da evolução da tecnologia e é totalmente diferente hoje do que quando ela ganhou vida.

Vamos explorar como a Internet evoluiu olhando para Web1 e Web2.

Web1

A Web1, também chamada de Web One ou Web 1.0, foi a primeira versão da Internet e foi apresentada ao mundo na década de 1990. A primeira geração da World Wide Web era muito básica e não tão complexa como é hoje.

Consistia principalmente em fontes básicas, hiperlinks azuis e botões cinza. A Web 1.0 estava cheia principalmente de sites estáticos pertencentes a grandes empresas. Como resultado, havia muito pouca interação entre os usuários e quase nenhum conteúdo gerado pelo usuário (UGC) .

Web2

A Web2, também conhecida como Web Two ou Web 2.0, surgiu em 2004. É a geração atual da Internet hoje. Em vez de apenas empresas criarem sites e compartilharem conteúdo, os usuários também podem criar conteúdo e interagir com outros usuários.

A Web2 também viu o surgimento de plataformas de mídia social , rastreamento de dados de usuários e novos métodos de publicidade de produtos e serviços aos usuários.

Ideias centrais da Web3

À medida que a Internet continua evoluindo, mais empresas têm aproveitado os dados e as informações do consumidor para promover melhor seus produtos e serviços.

O rastreamento de dados do consumidor levou a crescentes preocupações com a privacidade sobre como as informações do usuário são coletadas e usadas na Internet. Essa evolução levou muitas grandes empresas de tecnologia a eliminarem completamente a coleta de dados de terceiros .

É aí que entra a Web 3.0. O objetivo da Web3 é fornecer aos usuários a capacidade de possuir e operar plataformas de tecnologia em vez de confiar em grandes empresas para usar seus dados com responsabilidade.

Vamos dar uma olhada nas ideias centrais da Web3:

  • A Web3 é descentralizada: a propriedade será distribuída entre construtores e usuários, em vez de apenas entidades centralizadas.
  • A Web3 tem acesso igual: Todos terão acesso igual à Web 3.0 e ninguém será excluído do acesso ao conteúdo.
  • Web3 usa criptomoeda: Web3 usa criptomoeda para enviar e gastar dinheiro online em vez de depender de bancos para processar pagamentos.
  • Web3 dá propriedade aos usuários: Web3 dá aos usuários o poder de determinar como seus dados e informações são usados online. Também opera com incentivos econômicos em vez de depender de terceiros.

Mas como isso funciona? A Web3 operará usando criptomoedas. Quando você possui criptomoeda, você possui um pedaço da rede. Quanto mais criptomoeda você tiver, mais propriedade você terá na rede e na direção em que ela está indo.

Artigos Modelo Bahia De Gestão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *