Agora que abordamos os conceitos básicos de como começar a usar o marketing omnicanal de sua empresa, vejamos alguns exemplos de outras empresas que usaram campanhas omnicanal para ver como isso pode ser na prática.
1. Amazônia
Se você já usou a Amazon antes, sem dúvida encontrou o marketing deles. A Amazon investe tempo em publicidade em vários canais.
Para começar, a Amazon anuncia diretamente em seu site , mostrando recomendações de produtos à medida que as pessoas navegam.
Eles também gostam de enviar e-mails para os usuários que compraram deles, geralmente recomendando produtos semelhantes aos mostrados em seus anúncios no site.
Além disso, a Amazon executa anúncios em plataformas de streaming como o Hulu, dando a eles um amplo alcance.
2. PNC
O PNC Bank é outro exemplo de empresa que comercializa em várias plataformas. Grande parte da publicidade da PNC se concentra em pessoas que já são membros, com a intenção de fazer com que esses membros se inscrevam em serviços adicionais.
A PNC aproveita o e-mail e o correio postal para alcançar seus membros, promovendo diferentes programas e recompensas por meio de ambos os canais. Mas grande parte do marketing da PNC vem por meio de seu aplicativo móvel.
Nesse aplicativo, os membros podem fazer muitas das mesmas coisas que fariam no site da PNC ou em um banco físico, desde transferir dinheiro até depositar cheques. Essa flexibilidade atrai os usuários existentes, ao mesmo tempo em que atrai novos membros.
Além disso, a PNC às vezes usa o aplicativo para enviar notificações a seus membros sobre diferentes serviços que podem usar, incentivando-os a seguir as mesmas etapas que anunciam em seus e-mails.
3. Ataque: Lendas das Sombras
Ao contrário dos dois exemplos anteriores, Raid: Shadow Legends pode parecer uma escolha estranhamente específica para esta lista. Mas está aqui porque dominou o marketing omnichannel usando alguns canais ligeiramente diferentes de outras empresas.
Se você nunca ouviu falar dele antes, Raid é um jogo para celular. É apropriado, então, que um de seus principais canais de marketing sejam outros aplicativos móveis, onde muitas vezes exibirão anúncios. A ideia é que as pessoas possam estar jogando um jogo e depois decidirem experimentar o Raid assim que virem um anúncio dele lá.
Um ponto de publicidade ainda mais comum para o Raid, no entanto, é o YouTube. Além de exibir anúncios de vídeo regulares no YouTube , a Raid adotou uma abordagem ainda mais criativa e patrocinou uma variedade de vídeos de personalidades conhecidas do YouTube, a ponto de se tornar uma piada a frequência com que é patrocinador.
Esses canais de publicidade de nicho mostram que a Raid conhece seu público e sabe onde encontrá-lo.
4. TikTok
Não há como negar que, neste momento, o TikTok é um gigante cultural. E isso provavelmente se deve em grande parte à sua proficiência com o marketing omnichannel.
Dado que o TikTok é uma plataforma de mídia social e uma plataforma de vídeo, faz sentido que esses sejam os principais canais que ele segmentaria. Ele exibe alguns anúncios em outros sites de mídia social, mas, em grande parte, não precisa, as pessoas costumam postar vídeos do TikTok em lugares como o Twitter por conta própria.
Enquanto isso, o TikTok geralmente exibe anúncios em vídeo em lugares como YouTube e Hulu. É uma estratégia inteligente, as pessoas nessas plataformas já estão procurando sentar e assistir a vídeos, então por que não fazer isso no TikTok ?
Por fim, todos esses canais se unem para atrair pessoas para o TikTok, aumentando significativamente o número de pessoas na plataforma.